Parte 3 - Trânsito

Se você acha o transito de São Paulo horrível, aqui você pode ver como ele pode piorar. O trânsito daqui é O caos. De maneira geral ele flui bem, mas de forma caótica. Pra começar, o pessoal buzina mais do que acelera. É uma buzinação infernal e nos veículos comerciais há até uma sinalização escrita "please horn". A mão de trafego é a inglesa, mas isso não faz muita diferença já que os indianos adoram andar na contra-mão. E eles estão se lixando se vem algum carro no outro sentido, eles vão mesmo assim e esse outro carro que se vire pra não bater em você. As conversões de um sentido ou uma pista para outra são mais do que perigosas e em qualquer outro lugar seriam consideradas proibidas. Calçada é artigo raro e faixa de pedestre nem pensar. O número de motos circulando é impressionante e o uso de capacete é totalmente opcional.


Os ônibus são muito baratos: as passagens variam de 3 a 8 rúpias (de 0,10 a 0,25 reais), mas você tem que depender dos outros te avisarem quando chegar ao seu ponto. Como eles são privados, operando sob licença governamental, cada motorista pode personalizar o seu ônibus. Isso confere a esses bólidos um charme todo especial, como se pode ver abaixo:


Aqui, vê se um exemplo da coexistência entre crenças, tipo um candomblé indiano:


A decoração temática também vale para os caminhões:


Uma outra boa alternativa de transporte são os famosos tuk-tuks (aqui chamados de autorickshaws ou simplesmente autos). No entanto, as passagens são um pouco mais caras e seus preços variam dependendo do número de pessoas transportadas (de 1 a 5) e da sua cara de gringo. Negociar com um motorista é sempre uma tarefa penosa, fora que no geral eles são bem temperamentais, pra não dizer picaretas, e muitas vezes se recusam a te levar a algum ponto sabe-se lá porque.

Esse está novinho. Depois eles ficam assim:

In transitus:

obs: a imagem distorcida é representativa da péssima condução dos motoristas de autos

E pra não dizer que não falei das flores, está aí uma prova de que existe amor no trânsito indiano:

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