Parte 18 - Como me tornei um monge em Bodhgaya e Sarnath

Você vê um monte de skinheads chineses vestindo umas batas vermelhas e amarelas e logo pensa: estou no Tibet, correto? Quase. Aqui é Bodhgaya, a cidade onde o príncipe Siddartha obteve a iluminação e se tornou o Buddha debaixo de uma arvore há 2600 anos. Ou seja, aqui é a Jerusalém dos tibetanos. E não só deles. Tem templos de todos os países budistas da Ásia: Tailândia, Japão, Butão (sem trocadilhos), Nepal, etc...

O templo principal:



Dentro do templo:

E a sagradíssima Bodhi Tree, debaixo da qual Buddha se tornou Buddha:

Os aprendizes tibetanos:

E os peregrinos butanêses:


Bodhgaya é um lugarejo que fica num fim de mundo no estado mais miserável da Índia. Então, o que fui fazer lá? A minha amiga Zana que viajava comigo conheceu uma monja no aeroporto que a convidou a ir a Bodhgaya. Aproveitei a chance e fui me embora também. Chegando lá entramos em contato com a tal monja, que é romena, mas que é budista tailandesa. A partir de então fiz um crash course intensivo de 2 dias em budismo (calma vó, não me converti). Acordava todo dia às 4 da manhã para ver as orações, acampei no templo onde fica a tal arvore da iluminação e fui a caverna onde Buda viveu por 6 anos.

A entrada da caverna (foto posada):

A pegada de Buddha:


E a miséria, infelizmente, não falta:

De Bodhgaya, fui para outra cidade sagrada, Sarnath para (tentar) aprender a meditar e ouvir um sermão do Karmapa Lama. Quem??? Funciona assim: o budismo tibetano tem 4 vertentes, cada uma com um líder, sendo que o mais famoso é o Dalai Lama. O Karmapa Lama é outro desses líderes. Assim, ouvi um sermão de um dos caras mais tops do budismo. Bem interessante, mas a tradução simultânea tibetano-inglês era bem tosca e eu não entendi muita coisa...

Outro templo sagrado, agora em Sarnath, aonde Buddha deu seu primeiro sermão após a iluminação:


ps: a Zana, por sinal, se converteu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário